Página inicial > O que é o CECANE?

O que é o CECANE?

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar

Universidade Federal do Pará

O que é o CECANE?

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, abrigado na Universidade Federal do Pará - CECANE/UFPA é uma unidade de referência e apoio constituída, no âmbito da UFPA, para desenvolver ações e projetos de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Missão

Apoiar o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino, extensão e projetos de interesse e necessidade do PNAE.

Ações

• Desenvolver ações de apoio técnico e operacional com a finalidade de auxiliar na melhoria da qualidade da gestão e do controle social do PNAE no estado do Pará.
  • Realizar visitas de assessoria de monitoramento da execução do PNAE no estado do Pará.
  • Atuar na formação de nutricionistas, manipuladores de alimentos, conselheiros de alimentação escolar (CAE) e outros atores sociais à alimentação escolar.
  • Elaborar materiais de apoio relacionados à execução do PNAE e às atribuições dos atores sociais envolvidos.
  • Participar de eventos relacionados com a temática de alimentação escolar.
  • Realizar atividades de pesquisa e extensão junto à rede escolar atendida pelo PNAE.